Hoje no meio de uma conversa em um grupo de blogueiras plus que faço parte esse assunto surgiu e acabou rendendo entre nós. Ouvimos tantas coisas absurdas e sem graças ao longo de nossa vida, não é mesmo? Não sei se vocês, pessoas engraçadas sabem, mas isso se chama gordofobia e é um ato tão preconceituoso como qualquer outro. Como qualquer outro tipo de bullying a graça é inexistente, as vezes quem está sofrendo o preconceito acaba entrando na onda das pessoas pra tentar não se sentir tão inferior e menosprezado, porque sim, podemos ser muito bem resolvidas com o nosso corpo, mas não há cristão no mundo que aguente firme piadinhas e ofensas a toda hora. Mas já que no grupo o assunto acabou sendo leve e mais pro lado cômico da situação resolvi listar aqui algumas situações e frases que costumamos ouvir.
"Mas você é tão bonita de rosto"
Acontece comigo também a seguinte situação: Faço contorno de rosto Kardashian e escuto: "Nossa como tá bonita hoje, seu rosto está mais magro!" A pessoa pode até não estar com maldade no coração, mas errou feio na hora de elogiar, não seja essa pessoa. Então quer dizer que meu corpo é feio? Quer dizer que meu rosto redondo não é digno de um elogio?
Posso não usar tam 34, mas educação e compaixão tenho tanto quanto meu peso, obrigada.
"Você é tão bonita, porque não tenta emagrecer?"
Na mesma vibe do elogio ao contrário, não seja essa pessoa pelo amor de Deus. Beleza não está ligada ao número que mostra na balança quando subimos nela. Caso pra você esteja é melhor voltar umas dez casas da vida e começar novamente.
Você é tão bonito, porque não tenta usar o cérebro?
"Você é tão fofinha"
Fofinha não, querida, a gente é gorda mesmo! Não precisa ter medo de usar a palavra gorda, a gente sabe que é gorda. Chamar de fofinha só da a impressão de que talvez você ache que ser gorda é uma coisa horrível e esteja com pena da pessoa.
Fofinha é a almofada que eu tenho lá em casa, um beijo.
"Você deveria comer menos, faz mal para saúde"
Olha, não que essa frase esteja completamente errada, as vezes a pessoa está realmente preocupada com você, vamos combinar que o excesso de certos alimentos trazem danos para a nossa saúde. O problema é que as pessoas acham que quem é acima do peso é cheio dos problemas de saúde, o que não é verdade. Conheço várias que fazem exames anuais e estão com tudo em dia.
Quer ir ao médico comigo esse mês e depois pagar meu fast food?
"Gordo só faz gordice"
Aquela velha história do bullying que começa na escola, que o gordinho da turma vira chacota quando tentar fazer alguma coisa e vai perpetuando pelo resto da vida. É como se o nosso peso definisse a nossa capacidade para efetuar tarefas.
Idiota só faz idiotice!
"Comi feito gorda esse final de semana"
Não sabia que gordos possuem uma maneira diferente dos outros seres humanos de se alimentar. Jurava que era com talheres e pela boca. Fico surpreendida cada vez que ouço essa.
Não amor, você comeu feito seu descontrole emocional mesmo.
"Tá gorda porque quer"
Uma das frases que mais doem lá no fundo da minha alma. Sabiam que o excesso de peso pode estar ligado a: genética, distúrbios alimentares, depressão, ansiedade. Já parou pra pensar no tamanho da maldade que você comete ao falar isso pra alguém que talvez esteja com problemas sérios? Claro que não, né? Afinal você só tem olhos para o seu manequim 34 e seu preconceito batido.
Só é preconceituoso porque quer!
"Antes da gravidez era tão magrinha"
Sem esquecer do: "Tinha um corpo bonito". Isso é de uma crueldade sem limites. A pessoa provavelmente está um tanto incomodada pelo ganho de peso da gravidez, que é inevitável, talvez ela não tenha facilidade para perder tudo tão rapido quanto à sociedade exige. A pessoa já está passando pela maior mudança de vida, cheia de coisas novas e obstáculos diários a serem vencidos, sem contar na depressão pós-parto e ainda tem que segurar mais essa barra.
E você era tão bonitinha antes da sua mãe te ensinar a falar.
"É bom que homem gosta de ter onde pegar"
Quando você fala isso àquela aba do preconceito/machismo se abre. Quer dizer que a menina só tem serventia pra homem preencher a palma da mão? Pro resto ela SÓ É GORDA MESMO! Perceba que nessa você acaba ofendendo a menina que veste 34 e não tem onde o tal homem preencher a palma da mão. Cara, é gordofobia e machismo exalando no ar demais. Volte vinte casas da vida e tente novamente.
Quer preencher a mão? Pega a vassoura e o rodo e vai limpar a casa pra tua mãe! Obrigada, de nada.
Por favor, não seja essa pessoa, não tenha preconceitos e não ajude o mundo a distribuir mais preconceito e ódio. Somos gordas? SIM! E também somos: mãe, mulher, filha, amiga, neta, tia, nora, avó, namorada, crush...Apenas temos mais cintura que outras pessoas e provavelmente mais amor no coração que muitas outras por ai.
Meu Deus, amei esse post. Falou tudo que penso Sara.Odeio que mw chamem de fofa afff.
ResponderExcluirAdorei
Falou tudo! As pessoas precisam aprender q não existem padrões cada um é o q quer e respeito é bom, tanto gordas como magras querem e merecem!
ResponderExcluir