In Dicas Maternidade

Aliviando a tosse noturna dos pequenos


Aqui em casa a chegada do frio sempre trás as indesejáveis doenças respiratórias pra todo mundo, somos todos do time das "ites" e quem sofre mais é a pequena. Basta esfriar que a seção atchim e cof cof começa, não é mesmo? E se os nossos pequenos não estão bem nós também não estamos. O que mais tem pegado firme aqui é a tosse, seja seca ou com catarro, e a noite é que o bicho pega mesmo é aquela sinfonia, criança que não dorme mãe e pai que não dormem, o desespero é geral. E foi em uma dessas semanas sem dormir que além do sono bateu o desespero, sai fazendo tudo tipo de pesquisa sobre tosse diurna, tosse noturna e resolvi fazer um resumão de tudo que li, aprendi e coloquei em prática aqui pra as mamães e papais que estão a noites seguidas com a sinfonia do cof cof.

O que é a tosse e o que a causa?

“A tosse é um mecanismo protetor das vias aéreas inferiores, podendo ser voluntária ou involuntária. Ela age removendo o muco (catarro), substâncias irritantes, corpo estranho e agentes infecciosos do trato respiratório. Em crianças, a tosse pode ser aguda, isto é, com duração do sintoma em até duas semanas; subaguda quando persistente, por um período entre duas e quatro semanas ou crônica, quando ocorre por mais de quatro semanas. A tosse é um dos sintomas mais comuns na prática médica e a tosse persistente é uma das queixas mais frequentes nas consultas pediátricas”.

Porque ela piora a noite?

“As crianças apresentam piora dos sintomas da tosse principalmente à noite porque, ao deitar, a posição horizontal faz com que ocorra um maior acúmulo de secreção nas vias aéreas superiores, somado à diminuição do trabalho da musculatura respiratória. Pode-se evitar esse quadro levantando um pouquinho a cabeceira da cama para a criança dormir ou acrescentando travesseiros extras e pingar no nariz mais soro fisiológico”.

Porque os menores sofrem mais com a tosse?

“As crianças menores apresentam um sistema imunológico não tão bem desenvolvido. Isto faz com que elas apresentem infecções com mais frequência e, portanto, quadro de tosse recorrente, além do fato de muitas vezes não conseguirem expectorar a secreção”.

Nem sempre a tosse é um bicho de sete cabeças e nem sempre precisamos nos desesperar e sair correndo com a criança para o pediatra/hospital. Devemos ficar atentos a alguns sinais que demostram que aquela é uma tosse perigosa. 

  • Se a tosse for seca, forte e provocar falta de ar.
  • Quando a criança estiver com febre alta (a partir de 39° C), pois pode ser um indício de infecção, bronquite ou inflamação das amígdalas.
  • Se ela já dura cerca de dez dias, é acompanhada de febre e não melhora com os procedimentos caseiros, como inalação, por exemplo.
  • Se acontece durante todo o dia e piora à noite. Essa tosse pode ser causada por sinusite – multiplicação de bactérias nas secreções alojadas no seio da face e nas cavidades que drenam a secreção para o nariz.
  • Tosses repentinas durante a madrugada que costumam assustar os pais podem sinalizar uma irritação nos brônquios, causada por bronquite ou asma.
  • Se a criança tem bronquite ou asma e, de repente, começa com uma tosse seca sem parar, que dura algumas horas: pode ser o começo de uma crise asmática.
  • Tosse acompanhada de respiração acelerada, principalmente se a criança não consegue beber nada. Pode ser início de pneumonia.
  • Se o seu bebê é menor de 6 meses. Nessa idade, a tosse pode ser causada por uma bronquiolite (inflamação dos bronquíolos, parte mais fina e delicada do pulmão).

E quais as formas de amenizar os sintomas e finalizar a tosse?

Hidratar bastante

Oferecer bastante liquido para a criança é muito importante, principalmente a agua, para umidificar o muco e ele seja eliminado mais fácil. Para a tosse noturna a agua também é importante, sei que evitamos dar perto da hora de dormir por causa do xixi na cama, mas tente hidratar ela o máximo que conseguir nesse período.

Inalação
Costumo dizer que a minha melhor aquisição até hoje foi o aparelho de inalação! Todo mundo usa e no inverno ele fica praticamente o tempo todo ao lado da pequena. Faço apenas com soro, o remédio só pode ser usado com o auxilio do pediatra, a inalação com medicamento é complicada, jamais faça isso sem antes consultar. O soro está liberado! Assim como a ingestão de agua, a inalação vai ajudar a umidificar os mucos, ela ajuda a aliviar a sensação de nariz entupido. Caso não tenha o aparelho em casa, deixe a criança ficar um tempinho naquele vapor do banho quente, ajuda também. Importante lembrar de todo dia higienizar o aparelho todo. 

Limpeza

O quarto da criança deve estar sempre limpinho, livre de poeiras. Deixe as janelas e portas abertas o maior tempo que puder para que o quarto seja arejado e elimine toda aquela bactéria acumulada. Assim como toda a casa deve ser bem arejada. Se for o caso por um tempo a criança deve evitar ficar com pelúcias por perto, É bom também ter cobertores antialérgicos e ficar de olho no mofo pela casa. 

Limpeza do nariz

De suma importância que o nariz do seu pequeno seja limpo várias vezes ao dia. Sei que é difícil, que eles não gostam e podem transformar o momento em um caos, mas o mais importante é a saúde deles. Aqui em casa dependendo do que for feito a pequena sai correndo, chora, faz manha, chantagem e por ai vai. A gente tem que trababalhar na pisicologia deles e mandar ver! Quando eles são bem pequenos e ainda não sabem assuar o nariz, pode ser feito o uso de um limpador/sugador nasal, esse eles não gostam muito, mas é eficaz e retira bem a sujeira. Limpar com soro, umidecer aquela caquinha mais grossa pra que seja retirada e existem várias opções de sprays para limpeza e para desentupir o nariz, mas claro que antes de fazer o uso consulte o pediatra para saber qual a melhor opção para o seu filho. O nariz precisa estar limpo para que a sujeira não desça pelas vias respiratórias, causando assim a tosse e o catarro no peito.

Travesseiro elevado

Se o seu filho for maior dois travesseiros podem ser usados, quando eles são menores você pode elevar o colchão com algo por baixo ou como eu aqui faço coloco cobertores por baixo do travesseiro. A criança dormindo mais inclinada evita que o catarro que está na garganta volte e ocasione a crise de tosse.


Mel


Se o seu filho for maior de um ano ofereça mel a ele. (antes disso não, em função do risco de aquisição da bactéria que causa botulismo). O mel tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas (ou seja, ajuda na eliminação de microorganismos), e por isso realmente funciona para o alívio da tosse (como já comprovado por alguns estudos). Você pode amassar folhas de hortelã junto ou se seu filho aceitar um pouco de alho é melhor ainda. Aqui em casa tem que ser o mel puro mesmo.

Cebola 

Descascar a cebola, picar em quatro partes e deixar em um pratinho por perto da criança enquanto dorme. Parece estranho, mas aqui esse teste foi feito e funciona, alivia bem as crises noturnas. A cebola tem propriedades anti-inflamatórias e nos casos de tosse por gripe ou alergia ela é uma santa ajuda. O cheiro que vai ficar não é dos melhores, mas pelo menos a noite de sono vai ser das boas. 

Lembrando sempre que caso perceba algo mais sério na tosse do seu filho, quando nossos truques caseiros não ajudam a aliviar em nada o pediatra deve ser procurado rapidamente e assim você será orientada a tratar da melhor maneira o caso do seu filho. Ah, e essas técnicas podem ser utilizadas pelos adultos, vio? Espero que tenham gostados das minhas dicas e que as coloque em prática para aliviar o cof cof dos pequenos. Se tiver alguma receita caseira que não foi indicada aqui me diga, adoro conhecer novos métodos maternais. Um bêaj.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário